CEI

Pré Escola I

Na Pré Escola I são agrupadas crianças que tenham 4 anos completos ou a completar até 31/03/2023

Nesta fase as crianças começam a conviver em grupo, estabelecendo regras sociais e percebem o papel de cada um. É um momento de aperfeiçoamento do que foi adquirido anteriormente. Com isso, as representações sociais da leitura e da escrita surgem e os códigos também se estabelecem. É o processo que denomina-se de “letramento”.

O primeiro ano de Pré Escola é marcado pelo momento em que a criança começa a despertar para as letras, os números e as relações sociais mais intensas, dos conceitos éticos. São naturalmente curiosos por tudo que acontece a sua volta e também no mundo e na natureza.  As atividades nesse grupo, estimulam o pensar, o diálogo, a experimentação e a conquista de descobertas autônomas. Através da expressão artística e da pesquisa a criança é protagonista de sua aprendizagem.

☆Reconhecer letras do alfabeto, do seu próprio nome, identificar sons das vogais, explorar a memorização, entre outros aspectos, são trabalhados com o estimulo à escrita espontânea e o uso dos meios de comunicação, como carta, telefone, jornal, internet, rádio e convite.

  • Explora brincadeiras com corda e outros materiais que permitem reconhecimento das funções do corpo e o treino da coordenação motora ampla e fina, por meio da reprodução de canções, participação de jogos e brincadeiras dirigidas, atividades coletivas ao ar livre e cantigas populares.
  • Numerais, quantidades, sequências, contagem e introdução do conceito de adição, tabelas e gráficos simples são alguns dos aspectos trabalhados nessa disciplina.
  • Realização de atividades utilizando a linguagem plástica por meio de desenhos, pinturas, modelagens, construções; observação de obras diversas; valorização da arte e das diversas formas de manifestações culturais; exploração de movimento gestual; leitura e releitura de obras de arte; representação de desenhos de cenas e objetos de maneira esquemática; exploração de dobradura, pintura, texturas,  colagem, etc.; conhecimento de aspecto da história da arte.
  • Reconhecimento do caminho da escola, o ambiente escolar, reconhecimento do corpo e suas funções, os cuidados da higiene pessoal, dos ambientes, trabalhado a família, moradia e seus tipos, zona rural e urbana, noções de passagem de tempo, fenômenos climáticos, identificação dos alimentos e suas origens, nomeação de plantas e alimentos saudáveis, como prevenir acidentes, seres vivos, reconhecimento dos meios de transportes em aéreo, terrestre e aquático, meios de comunicações, coleta de lixo e reciclagem, classificação de paisagem natural e modificada, estações do ano, conhecimentos sobre profissões, participação em atividades cívicas e comemorativas.