Pré Escola II
Na Pré Escola II são agrupadas crianças que tenham 5 anos completos ou a completar até 31/03/2023
O grupo de educação infantil Pré II consiste numa etapa da alfabetização infantil que alcança crianças de 5 anos, desenvolvendo atividades que estimulem o desenvolvimento psicomotor e social.
Nesta etapa da educação infantil, os principais processos educacionais estimulam o aprendizado através da ludicidade e da brincadeira, propiciando um ambiente de descobertas e estímulos.
- Reconhecer e prever situações de leitura, escrita e produção de textos (produção oral com destino escrito) com ajuda do professor. Letras do alfabeto, do seu próprio nome, identificar sons das vogais, explorar a memorização, entre outros aspectos, são trabalhados com o estimulo à escrita espontânea e o uso dos meios de comunicação, como carta, telefone, jornal, internet, rádio e convite.
- Explora brincadeiras com corda e outros materiais que permitem reconhecimento das funções do corpo e o treino da coordenação motora ampla e fina, por meio da reprodução de canções, participação de jogos e brincadeiras dirigidas, atividades coletivas ao ar livre e cantigas populares.
- Numerais, quantidades, sequências, contagem e introdução do conceito de adição, tabelas e gráficos simples são alguns dos aspectos trabalhados nessa disciplina.
- Realização de atividades utilizando a linguagem plástica por meio de desenhos, pinturas, modelagens, construções; observação de obras diversas; valorização da arte e das diversas formas de manifestações culturais; exploração de movimento gestual; leitura e releitura de obras de arte; representação de desenhos de cenas e objetos de maneira esquemática; exploração de dobradura, pintura, texturas, colagem, etc.; conhecimento de aspecto da história da arte.
- Reconhecimento do caminho da escola, o ambiente escolar, reconhecimento do corpo e suas funções, os cuidados da higiene pessoal, dos ambientes, trabalhado a família, moradia e seus tipos, zona rural e urbana, noções de passagem de tempo, fenômenos climáticos, identificação dos alimentos e suas origens, nomeação de plantas e alimentos saudáveis, como prevenir acidentes, seres vivos, reconhecimento dos meios de transportes em aéreo, terrestre e aquático, meios de comunicações, coleta de lixo e reciclagem, classificação de paisagem natural e modificada, estações do ano, conhecimentos sobre profissões, participação em atividades cívicas e comemorativas.